Site Meter

sábado, 5 de janeiro de 2008

It's too late....

Meus meninos, minhas meninas.....
Sempre ouvi que desculpas eram para se evitar e não para se pedir. Concordo!
Mas que fazer quando apesar de o sabermos, errámos e não nos resta outra alternativa senão reconhecer os nossos erros e pedir desculpa? E quantas vezes não acontece ou aconteceu errar sem sequer nos apercebermos que o fizemos a não ser depois do mal feito? Mais uma vez, lá vamos nós pedir desculpa...Isto é valido quer da nossa parte para alguém, quer de alguém para connosco. Sempre foi assim e será a não ser que achemos que não temos ou devemos pedir desculpa.
Mas quem não erra ou já errou? Nem sequer se trata de dizer: "quem não errou que atire a primeira pedra". É que pura e simplesmente todos errámos. Todos! Agora ou no passado já aconteceu e voltará certamente a acontecer, por muito que não se queira. Acontece que nem sempre as nossas desculpas, ou as dos outros em relação a nós, são ou foram aceites. Seja pela gravidade do erro, seja por manifesta falta de compreensão.É precisamente nessa altura que ouvimos ou pensámos: "It's too late to apologize"!
Não, não estou a escrever tudo isto porque me sinto arrependido de algo que tenha feito recentemente. Simplesmente uma determinada música (esta que provavelmente estão a ouvir agora) do Timbaland, Apologize de seu título, além de brutalmente bem conseguida, tem uma letra que me colocou a matutar sobre o assunto. Sempre que a ouço, não consigo deixar de pensar em certos factos da minha vida em que errei e não fui perdoado. Fosse com conhecidos ou em relacionamentos. E é inevitável para mim pensar no que poderia ter sido diferente caso tivesse sido perdoado. Igualmente, penso nas vezes em que para mim foi tarde demais para desculpar e logo de seguida vem o pensamento de como teria sido.
Mas digam-me: isto também se passa com vocês? Ou serei apenas eu que sou tocado desta forma por esta música?Já agora, faço um pequeno desafio: Experimentem ouvir esta música de novo, de olhos fechados, atentos à melodia e à letra. Comentem apenas depois disso ok?

70 comentários:

  1. nao consegui ouvir a musica toda, nao sei porque mas deu-me vontade de chorar, talvez ate saiba mas nao me apetece pensar nisso..

    nao somos perfeitos, cm diz a frase "errar é humano, perdoar é divino"
    resta nos tentar ser o melhor k conseguirmos e esperar k qd falharmos os outros nos saibam perdoar..

    (axo k nada do k escrevi faz sentido, mas a culpa é da musica k me atrofiou, LOOOL)

    ResponderEliminar
  2. verdinha: é..... acertaste num dos efeitos secundários...;)

    ResponderEliminar
  3. This one hits home ... been very very bad

    ResponderEliminar
  4. erotic: lol! acredito piamente:)

    ResponderEliminar
  5. uiii...
    Esta música foi-me enviado por alguém há relativamente pouco tempo.
    Alguém que errou (muito) e que eu perdoei sem esse alguém perceber bem como nem porquê. Mandou-me essa música a dizer como era possivel eu perdoar... e eu respondi precisamente o que escreveste: todos nós erramos, só fiz o que gostava que fizessem comigo em situação semelhante.
    E por sinal... esse alguém foi o "alguém" que (e respondendo ao teu comentário no meu post) leu em tempo real, em discurso directo, aquilo que está no meu post. ihih... E realmente chegou ao fim... sem forças para o resto!
    :P
    Beijinhos para ti, tem um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Modestamente... Penso que nunca é tarde para se pedir desculpa.
    Por si só, reconhecer que erramos, mesmo que tardiamente, é um passo e um traço de modéstia.
    Depois há o outro lado... Se a outra pessoa/s aceitam ou não as nossas desculpas e erros. Confesso que já errei e até hoje não pedi desculpa... Não por falta de coragem, mas sim, por perder o rasto dessas pessoas... e lá está, só mais tarde percebi o quanto fui injusto.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Ao ouvir esta musica só conseguia pensar que não peço desculpas o suficiente, sinceramente as vezes nem sabia que isso ia resolver as coisas. Não faz parte de mim pedir expressamente desculpas, Normalmente tento fazer coisas para compor o que estraguei.
    Mas hoje ao ouvir a musica, como tu pedis-te, de olhos fechados e ao estar atenta à letra, senti vontade de chorar e fiquei mesmo triste. Fiz tanto mal, nunca pedi desculpa, não me arrependo, mas acho que minha vida podia ser muito diferente e podia estar melhor com a vida se tivesse tentado... Tentado viver de outra forma... Tentado ser mais calma e racional...Tentado perdoar a mim mesma!!! Algo que as vezes não consigo. Já atropelei muita gente para chegar onde queria e nunca olhei para trás para ver quem ficou magoado, agora ao ouvir isto, lembrei-me de algumas dessas pessoas... Algumas delas que hoje não falam comigo e já nem me lembrava porque...
    É a vida...
    Seja como for, obrigada por me pores a pensar. Só espero que isto me ajude a compreender algumas coisas da minha vida e a pensar mais antes de fazer certas coisas...

    Beijinhos
    E Bom Ano


    Ps- Nunca é tarde para pedir desculpas!!! Ás vezes por nós, outras vezes porque os outros ficariam melhor se pedissemos mesmo que isso não nos faça diferença.

    ResponderEliminar
  8. Lol I always accept apologies - never is too late but accepting my own forgiveness... humm ...the damn conscience :)

    ResponderEliminar
  9. redlight: é.... nem sempre somos contemplados com a nossa boa vontade. E tás a ver como tinha razão?;)

    ResponderEliminar
  10. aqui há gato: pois é, os casos em que não nos foi possível desculpar ou pedir desculpa ficam guardados pra sempre.

    ResponderEliminar
  11. insanidade: como eu disse, todos nós temos situações dessas ou já tivemos. Ser capaz de pedir desculpa é sinal de humildade, ser capaz de perdoar é sinal de grandeza. Não ser capaz de perdoar normalmente é sinal de ferida aberta! E ainda há algumas....

    ResponderEliminar
  12. erotic: que seria de nós sem ela?

    ResponderEliminar
  13. Andei e ainda ando viciada nessa música e sim logo no primeiro instante em que a ouvi fez-me pensar e continua a fazê-lo e muito provavelmente não parará de me fazer pensar... Se calhar porque não consegui perdoar e ainda hoje não consigo e provavelmente nunca o conseguirei..

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Eu tbem adoro esta musica (: acho que todos já erramos e já houve momentos em que reflectimos sobre isso. Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Porque que não tentas fechar essas feridas? Tentar ultrapassar isso...
    Eu ando a tentar ultrapassar algumas que também tenho, não é facil, mas é muito melhor viver em paz com as pessoas, para poder olhar para o passado e não sentir tristeza ou arrependimento.

    "Os espinhos que me feriram foram produzidos pelo arbusto que plantei. "
    (Byron)

    ResponderEliminar
  16. sexy: todos conseguimos perdoar. pode ser mais ou menos dificil mas penso que todos conseguimos. além disso dependo das falhas!

    ResponderEliminar
  17. insanidade: eu diria: pelo arbusto que carinhosamente cuidei!

    ResponderEliminar
  18. Entao se crias-te tao cuidadosamente, porque que o deixas te ficar magoado e deixas que ele te magoe???

    ResponderEliminar
  19. insanidade: penso que se tratou de auto-mutilação. E já agora, não moagoa mais! Está sarado!Ficou cicatriz! E por vezes certas cicatrizes são mais sensíveis.... e um toque é sentido de forma mais intensa....

    ResponderEliminar
  20. Se calhar até já o perdoei apenas não suporto a ideia de lhe voltar a falar :P

    ResponderEliminar
  21. É incrível como algumas pessoas marcam tanto a nossa vida e na altura que as temos ao nosso lado não notamos o seu valor... pelo menos não notamos como quando as perdemos.
    Temos de viver o presente e esquecer o passado, senão não vivemos tão intensamente como devíamos.

    ResponderEliminar
  22. Nunca é tarde para se pedir desculpa quando se errou, mas às vezes sente-se que já é tarde para perdoar.Esta música também me dá que pensar...

    Bom fim de semana!

    Beijos,
    Nikita

    ResponderEliminar
  23. insanidade: é verdade! mas é o que dá não pensarem antes nas coisas...ou não terem a maturidade que só a vida dá!

    ResponderEliminar
  24. nikita: é uma grande verdade!

    ResponderEliminar
  25. Onde estou não posso ouvir a musica, mas ja a conheço e portanto posso falar!
    Parece que adivinhas...este fim de semana já me passou imensas vezes isso pela cabeça. Errei muitas vezes e apesar de ser dificil pedir desculpas faço-o quando acho que o tenho que fazer. Mas fico muito triste quando outras pessoas não admitem os seus erros. Considero isso pior que o proprio erro em sim!

    beijos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  26. gaja: acho que está a ser algo comum a todos não é?

    ResponderEliminar
  27. As vezes ficar tarde para pedir perdão, desculpas nao, perdão sim mas, nem sempre se vai a tempo...ai fica a culpa ao ate as culpas...obrigado pela visita. Beijo fantasma.

    ResponderEliminar
  28. Realmente nunca parei para ouvir a letra..apesar de amar a musica... mas tä prometido, irei escutar com atençao.


    Adorei este post..em grande mesmo++

    Beijinho endiabrados

    ResponderEliminar
  29. borboleta: olha que vale a pena ouvir com atenção mesmo!

    ResponderEliminar
  30. Dear Noivo,

    Acontece-nos a todos e acontece-nos com todos, resta-nos a capacidade de aceitar as desculpas e de perdoar...

    Pessoalmente perdoo sempre o mal que me fazem, dou a outra face como fazia Jesus Cristo, mas NUNCA mas NUNCA esqueço...

    Pergunta-me agora «Mas isso não é perdoar pois não???» eu respondo, «Sim é perdoar mas de forma a que o outro não esqueça o erro e assim não erre de novo»...

    Renhausss

    ResponderEliminar
  31. Errar é humano mas assumir os erros é k é problema p muita gente k n os assume, n é esse o meu problema. As vezes ferimos os sentimentos daqueles de quem mais gostamos, se culpa for nossa devemos pedir desculpa sem receio de estar a dar o braço a trocer.
    Aqui vai meu pedido de desculpas p todos aqueles k me rodeiam.

    ResponderEliminar
  32. A música é muito boa, o que diz faz sentido.
    Por vezes é mesmo tarde e temos que viver com isso...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  33. Errar é humano. Todos erramos e quem nunca errou que atire a primeira pedra. penso paar Ti, penso para mim e para quem me rodeia, exactamente a mesma coisa.
    Erro é erro.
    Depende da capacidade de cada um de aceitar ou não.
    Eu tenho muita dificuldade em aceitar certos tipos de erros, tais como traição, mesmo que depois me digam que não passou de mera curiosidade e por aí fora, e mesmo com muitos "I'm sorry" mesmo assim eu não consigo ultrapassar...
    bem que eu gostava se calhar era bem mais feliz :)
    Mas para qualquer tipo de erro há que saber avaliá-lo para depois termso a capacidade de o ultrapassar.
    Obrigado pela Visita :)

    ResponderEliminar
  34. Olá Noivo! Há que tempos.
    Nunca é tarde para se pedir desculpa e Às vezes é essa palavra que temos de soltar ou de ouvir.

    feliz 2008!!

    ResponderEliminar
  35. Tareca: é normal que quando é feito a nós não se esqueça. Mas quando é ao contrário gostámos que seja esquecido não é? :)

    ResponderEliminar
  36. anónimo: há assim tantas desculpas a pedir?:)

    ResponderEliminar
  37. simone: é bem verdade! Mas nunca será tarde demais ou é?

    ResponderEliminar
  38. manuela: quando ficam cicatrizes não é tão fácil realmente!

    ResponderEliminar
  39. Taurnil: é mesmo isso! abraço!

    ResponderEliminar
  40. Oi Noivo, nao sei se reparaste mas no meu blog esta é am inha musica de eleição... é a musica certa que me fez pensar que realmente eu mereço mais e melhor e que BASTAAAAAAA de ser magoada!

    Bjs

    ResponderEliminar
  41. "E é inevitável para mim pensar no que poderia ter sido diferente caso tivesse sido perdoado. "
    Devias era pensar que poderia ter sido diferente se nao tivesse errado :P

    ResponderEliminar
  42. quando o fogo: acredito que sim! e por vezes uma letra desperta certas emoções e pensamentos.....

    ResponderEliminar
  43. Loira: também tens razão. mas não faz o erro parte de todos nós? não é também assim que aprendemos a ser humildades, a saber o certo e o errado, o melhor e pior?

    ResponderEliminar
  44. Felizmente não tenho esses pudores. Sempre que achei que devia pedir desculpas fi-lo, sem apelo nem agravo. Até agora nenhum dos meus erros foi grande ou grave ao ponto de me responderem "não te desculpo".
    Quanto ao forgive & forget da minha parte... Também não é dificil e eu esqueço com facilidade um erro. Um erro. Agora se insistirem nele... Bye, bye!

    A vida ensinou-me a não ter medo das palavras, seja "perdoa-me", seja "amo-te", seja o que for que seja sentido, eu digo. Pode não haver outra oportunidade de o fazer!

    Beijo

    ResponderEliminar
  45. sexhaler: e acho que essa é uma boa forma de encarar as coisas! bj!

    ResponderEliminar
  46. Noivooooo

    Ora tu és um apressado do caraçinhas...
    lol
    Adiantaste-te a eu te dar a noticia! Mas não faz mal que eu venho aqui à ditadura ouvir a música de novo :p

    beijooooooooooo

    ResponderEliminar
  47. E que falha gravissima que não comentei primeiro o post!

    Ando desatenta...

    Pois é, eu também já tive na situação de não perdoar, e na de não ser perdoada...

    E é complicado explicar...

    Beijos Perdoados

    ResponderEliminar
  48. Todas as músicas tocam, uns de uma maneira, outros de oura.

    Mas nunca é tarde. O problema é que às vezes é tarde para perceberem que deviam ter perdoado.

    '

    ResponderEliminar
  49. Dear Noivo,

    Felizmente raramente me esqueço de quando magoo as pessoas, se calhar por serem poucas as vezes, poucas mas em grande :-S

    Pelo que também me deixam marca a mim...

    renhauuuu

    ResponderEliminar
  50. Som: pois é verdade:) adiantei-me, fui precoce e fui lá antes de tu vires:)
    Obrigado pelo prémio! És uma amor!

    ResponderEliminar
  51. tulipa: ainda assim podem dizer: desculpa não ter perdoado. Independentemente dos resultados disso!

    ResponderEliminar
  52. Tareca: ora aí está mais uma observação deveras interessante! E sabes? Tens toda a razão! marca os dois lados!

    ResponderEliminar
  53. Nunca é tarde demais para pedir perdão! Nem para perdoar!

    ResponderEliminar
  54. De eyes wide shut oiço a música...e tive uma sensação de deja vu ;)
    As desculpas devem pedir-se e também se deve perdoar, pena que só percebemos isso muito depois... mas nunca é tarde, quando são sentidas e sinceras a alma fica mais leve. Fly away pffff....
    Blackiss

    ResponderEliminar
  55. black: consciência mais leve?

    ResponderEliminar
  56. Oiço essa música vezes sem conta, sempre a perguntar-me o mesmo "Será que alguma vez chega o dia em que vou pedir desculpas tarde demais?" A música deixa-me de lágrimas nos olhos. Por isso sim, saber desculpar é um grande virtude. Terei eu essa capacidade?

    ResponderEliminar
  57. pekenina: só tu o podes descobrir!

    ResponderEliminar
  58. "I'm holding on your rope,
    Got me ten feet off the ground
    I'm hearin what you say but I just can't make a sound
    You tell me that you need me
    Then you go and cut me down, but wait
    You tell me that you're sorry
    Didn't think I'd turn around, and say...

    It's too late to apologize, it's too late
    I said it's too late to apologize, it's too late

    I'd take another chance, take a fall
    Take a shot for you
    And I need you like a heart needs a beat
    But it's nothin new - yeah yeah
    I loved you with a fire red-
    Now it's turning blue, and you say.
    "Sorry" like an angel, heaven let me think was you
    But I'm afraid...

    It's too late to apologize, it's too late
    I said it's too late to apologize, it's too late

    It's too late to apologize, it's too late
    I said it's too late to apologize, it's too late
    I said it's too late to apologize, yeah
    I said it's too late to apologize, yeah

    I'm holdin on your rope
    Got me ten feet off the ground..."

    já a tinha ouvido bastantes vezes, o refrão fica no ouvido, embora para mim não fizesse muito sentido, porque acho que nunca é tarde para desculpar, até porque com o passar do tempo, é mais fácil distanciarmo-nos e ver as coisas noutra perspectiva.
    agora que atentei na letra, prefiro realmente a música.

    ResponderEliminar
  59. Sim, o peso dos nãos perdões e o peso das nãos desculpas sai-nos de cima ;)

    ResponderEliminar
  60. carpe: obrigado pela letra! e tens razão!

    ResponderEliminar
  61. black: sim, de qualquer uma das formas!

    ResponderEliminar
  62. Pois é noivo... como já viste no meu blog, esta música também me deu que pensar... e escrever.

    Associo-a a uma situação em particular do meu passado - e por incrível que pareça já lá vão 7 anos desde que voei! Acho impossível que haja alguém que não se sinta tocado pelas palavras...

    ... e para quem não percebe inglês, pode sempre deixar-se embalar pelo ritmo sensual...

    Beijo viajante...

    ...obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  63. viajante: partilhamos o gosto musical o que já é bom:)

    ResponderEliminar
  64. Já perdoei e fui perdoada num desses perdões, deixei que na minha vida ficasse aquele que é hoje o Amor da minha vida...e...e se não o tivesse perdoado?
    Dá que pensar, não dá?
    Bjokas

    ResponderEliminar
  65. princesa: claro que dá pra pensar! Uns olham para trás, outros nem pensam nisso!

    ResponderEliminar
  66. Depois de ouvir a música mais umas quantas vezes, ponho-me a cantarolar quando chega ao refrão: it's NEVER too late to apologize...

    ResponderEliminar